Não compreendo civilização sem papel. Ele se presta aos mais tristes e ignóbeis fins, mas isto não lhe macula a honra intrínseca. (Carlos Drummond de Andrade)

Estamparia



DESIGN DE SUPERFÍCIE TÊXTIL

   O designer de superfície desenvolve projetos para cobrir superfícies de diversos tipos: Parede, chão, teto, móveis, roupas, papeis, objetos em geral, tudo pode ser coberto com padrões usando técnicas diversas: Texturas, desenhos, alto relevo, baixo relevo e outros. Essas coberturas tem objetivo tanto decorativo como funcional como o piso do ônibus que tem um padrão em relevo que serve para aderir melhor seu sapato ao chão.
  O padrão é essencial num projeto de superfície. Ele é planejado para caber em determinada medida que irá se repetir ao longo de determinado comprimento e largura.
  O designer também vai analisar o material e a área em que será aplicado o padrão, isso determinará os limites e as necessidades para o seu desenvolvimento.
Muito estudo é feito para se criar um padrão que atenda as expectativas.



Filigrana virando padrão..Tudo vira Padrão.


No projeto têxtil o rapport mais importante é o  criado na direção do comprimento do fio. Esse vai dar a direção e limitar o tamanho do seu módulo de repetição. Exemplo: Uma listra  vertical.  O desenho da sua listra deve, obrigatoriamente, estar no sentido do fio. Lembrando a influência do corte para peças de vestiário.








O cliente precisa ser respeitado. Obedeça prazos, limites e gosto do cliente.

Estampa corrida para LUMINA moda Rio.



Layout para bolsa de TNT(tecido não tecido)LUMINA. 

Bolsa pronta.  Para esta bolsa foram feitas duas variantes; uma em menta e marinho como o layout acima e outra nas cores abaixo; café e goiaba.



Layout e artefinal da Bolsa TNT 2010. 

SILK SCREEN 

    O silk screen é um processo de impressão que se utiliza matrizes, diversos tipos de tintas e pode ser aplicado em qualquer tipo de substrato. 
    Este processo é de certa forma caro, porque envolve vários recursos e processos. Ao longo do anos esta forma tão antiga de impressão foi se aperfeiçoando para ganhar precisão e garantir uma produção em escala industrial.



Abaixo Layout e arte final 2011/12 para a Bolsa TNT.  2 cores.



A impressão é feita pela Temasi . http://www.temasi.com.br/.


Abaixo Layout e arte final 2014 para a Bolsa de TNT.  Tema Rio em 2 cores.


Bolsa LUMINA 2014


Estampa corrida para 2014.



ARTE FINAL

    Arte final é o processo de análise, separação de cores e impressão de fotolitos para a confecção de matrizes. Este é um processo técnico muito importe, pois se bem desenvolvido definirá a qualidade final do trabalho.
   Pode acontecer de um desenhos planejado ter que ser modificado quando o artefinalista analisa o layout. Escute-o pois este profissional sabe bem o resulto final das cores, do substrato e acabamento. Tudo deve obedecer uma ordem de execução.





Layout e arte final para a Empresa Mãos de Fada da
 Gisele Barbosa.







Arte final com máscara para corrido.  Gravação feita à vácuo.  Desenho de 1 cor com retícula.


AS VARIANTES DE CORES

   As variantes de cores de um desenho é um recurso comum usado para alcançar um público variado em gosto. 
   Variar as cores de um desenho pode modificar sua intensidade de quente para frio, de colorido para análogo, de cor para preto e com isso variar sua aplicação.

COLORAÇÃO COORDENADA

     




Padrões diferentes coordenados pelas cores.







PANTONE

   O Pantone têxtil é um sistema de identificação de cores a nível mundial. Com esses números podemos ter certeza que as cores que queremos será estampada.
   A Pantone é uma empresa americana que sistematizou o uso das cores e tem sistemas não só têxteis com gráficos também.








INDEXAÇÃO

   Indexar, no sentido da palavra, é fazer índex, organizar de maneira metódica. Na informática utilizamos a indexação para redução de cores de um determinado desenhos com resolução fotográficas ou com áreas de cor uniforme. Nesse processo pode-se determinar o números de cores que se quer na imagem, a vantagem é que o arquivo fica sempre pequeno sem interferir na qualidade da imagem.
   Numa imagem indexada os pontos estão lado a lado e o feito multicolor que vemos são nossos olhos que o fazem. Esse recurso para os serigráfos é excelente, pois é possível estampar uma imagem semelhante a policromia sobre tecido escuro sem precisar usar base branca.
   Outra vantagem da indexação é a variedade e o controle na coloração.



Coloração indexada e a colocação do pantone.



ESTAMPAS DIGITAIS E SUBLIMÁTICAS

   O desenvolvimento de estampas digitais para sublimação tem sido a vedete da nossa época, mas tem uma boa explicação. 
   A sublimação é um processo físico/químico de produção limpa, indireto, não usa água, consome apenas energia elétrica, precisa de poucas pessoas e tem uma velocidade de produção alta.
   O processo sublimático consiste na estampagem de um papel resinado com material químico necessário para o processo com tintas especiais.
   Sublimar é passar do estado sólido para o gasoso sem antes ser líquido. E é exatamente isso que acontece. A tinta que esta no papel com a pressão e o calor se transforma num gás que impregna o tecido e adere a fibra. 
Esse processo de impressão só tem bons resultados em tecidos de poliéster.



Pele de tigre em sublimação.



Estampas digitais utilizando as ferramentas do photoshop. 






Trabalhos diversos  de desenvolvimento. Layouts em computador utilizando o programa TEX-DESIGN









Estampas para lycra.

Estampas desenvolvidas para Mali

uma versão sem fundo


Estampa com retículas para quadro corrido

resultado estampado

laycra.













Camisas
Desenvolvimento para o bloco experimenta de Niterói. Hoje o grupo foi à Escola de Samba.

Outros desenvolvimentos



O ANTIGO TÁ NO CORAÇÃO

    O jeito difícil de fazer uma estampa corrida.
    Há 20 anos atrás era assim, na mão. Atenção nas medidas, capricho na formulação das cores, muita habilidade no pincel, paciência para decalcar e dias para um desenho ficar pronto.
   Mérito? Não, não.  Mas desenvolveu muitas habilidades em quem fazia este tipo de trabalho.
    Hoje com as ferramentas eletrônicas podemos fazer tudo aquilo que não podíamos fazer, ou levávamos dias para conseguir.   O computador só trouxe alegrias para a classe, mas temos que ter cuidado com o comodismo mental dessa ferramenta.

Técnica de rapport manual.


Estampas Localizadas 
    A estampa localiza expressa o momento, comunica, politiza, faz marketing ou pode ser apenas bonita.  A estampa localizada é uma viagem criativa. As possibilidades de localização e arte são ilimitadas.



Toda criação era feita à mão, desde o layout até a arte final.







CROMIA

   A policromia é uma técnica de reprodução de imagens fotográficas feita por pontos chamados retículas. Para se ter um resultado fotográfico a cromia é estampada com tintas translúcidas próprias para esta finalidade, e o resultado da sobreposição desse pontos é que veremos a mistura das cores formando a imagem.
   O desenho é decomposto em 3 cores básicas: azul ciano, Magenta, amarelo e preto que realça a profundidade. Esta 4 cores combinadas em meios tons reproduzem outras milhares.
   
 










Nenhum comentário: